terça-feira, 11 de outubro de 2016

O SIMM - MACEIÓ , uma breve apresentação.

MACEIÓ


A Capital do Estado de Alagoas Possui uma Área de 510,633 Km² e uma população de 1.013.773 Habitantes , este dado é do Ano de 2015 segundo o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas ). Desde de Janeiro de 2000 , Maceió Teve oficialmente definido em 50 Bairros ( Lei Municipal 4952 / 2000 ), mais , até hoje , em algumas regiões, algumas pessoas fazem confusão sobre a localização do bairro, porque desconhecem os novos limites.



Antes desta Lei apenas 25 localidades eram reconhecidas como Bairro. Veja no mapa a divisão dos Bairros e a qual Região Administrativa eles pertencem.





Em se tratando de transporte Público, Maceió teve um grande avanço em 2016, com a Licitação dos transportes coletivos a Prefeitura de Maceió deu um grande avanço na melhorias da mobilidade urbana. Com uma Licitação inédita na capital alagoana, passageiros tiveram grandes ganhos na melhora dos serviços prestados pelas empresas vencedoras da licitação.

Com a Licitação foi criado o SIMM - MACEIÓ ( SISTEMA INTEGRADO DE MOBILIDADE DE MACEIÓ ). 


Maceió então foi dividida em lotes, onde cada uma das quatros empresas que venceram a Licitação ficaram responsáveis por linhas em determinado Lote identificados pelas cores da Bandeira do Município de Maceió.


Com a Licitação também ficou definido um novo Layout para as empresas , onde cada empresa iria assumir a com do Lotes que era responsável.

LOTE 100 - VIAÇÃO CIDADE DE MACEIÓ
COR : AMARELO


LOTE 200 - EMPRESA SÃO FRANCISCO
COR : AZUL


LOTE 300  -  AUTO VIAÇÃO VELEIRO
COR : VERDE


LOTE 400 - REAL ALAGOAS DE VIAÇÃO
COR : VERMELHA


Um dos requisitos da Licitação era que as empresas teriam que reduzir a idade Média dos ônibus e renovar com ônibus Zero Quilômetros. Foi ai que as Empresas Real Alagoas e São Francisco renovaram suas frota com um modelo inédito para a capital alagoana que foi uma das últimas capitais a receber este modelo de veículo.

E de Janeiro á Setembro as empresas Real alagoas e São Francisco foram trazendo e colocando em circulação os seus novos ônibus.




Também teve inicio a Transição das linhas para o sistema de lotes, ou seja, as empresas que estavam operando na área que não pertenciam ao lote tiveram que dar lugar a empresa que iria atuar no devido lote. Peor exemplo , no complexo Benedito Bentes , onde a Viação Cidade de Maceió deu lugar a Real Alagoas.

Veja como ficaram as Linhas em cada Lote:




1011 - T. I. BENEDITO BENTES / TERM. SALVADOR LYRA via RECANTOS
Já em Operação


Fonte  :  Prefeitura Municipal de Maceió / SMTT
www.bairrosdemaceio.net

3 comentários: